4.10.14

APRe! Dia Internacional das Pessoas Idosas no Porto




E NO PORTO FOI ASSIM

APRE! Porto – "Dia Internacional das Pessoas Idosas”

Na Câmara Municipal do Porto, fomos recebidos, de manhã, pelo vereador da Acção Social, o Dr. Manuel Pizarro – com simpatia e vontade de ouvir a "APRe!", quanto aos objectivos que nos movem (a que foi dado o melhor acolhimento). Levou-nos em visita, antes de se despedir (temos fotos tiradas, por exemplo, da varanda da Câmara – lugar de vistas nobres, sobre o coração da própria cidade).

O Manifesto que entregámos foi também levado, no Norte, às Câmaras de Vila Real, Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Póvoa do Varzim/Vila do Conde e Maia.

Depois dessa audiência de manhã, na Câmara, “enfeitou-se” um autocarro (faixas, cartazes, bandeiras), em local previamente combinado. Juntaram-se elementos de outros núcleos do Norte e percorreu-se depois parte da cidade, parando pelo caminho, “para estabelecer contacto fácil e rápido com a população”, conforme previsto na nossa convocatória. Aproveitou-se, nessas curtas paragens, para ir distribuindo fichas e folhetos.

Esse “passeio” foi importante, porque quer a música seleccionada quer as frases repetidas (através da instalação sonora) chamavam a atenção de quem ia na rua – e as nossas bandeiras, bonés e cartazes diziam bem do que se tratava. Na paragem da “Casa da Música”, a RTP aguardava (para “cobrir” o acontecimento). Pelo caminho, foi havendo gente a dar-se conta – e a aplaudir.

E o percurso acabou na Praça da Liberdade, para onde se marcara concentração (para as 17h30).

Apesar de alguns imprevistos, a iniciativa valeu bem a pena:

“Pela defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados.

Pela melhoria das condições de vida dos cidadãos idosos. 

Contra a discriminação e o isolamento na defesa de um envelhecimento activo e civicamente participativo.”