22.11.14

APRe! Lisboa, como foi o debate com Pedro Lains

Debate com o Prof. Pedro Lains em Lisboa, Telheiras - 18 Nov2014


Na terça-feira, dia 18 de Novembro, realizou-se uma sessão promovida pela APRe! no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras. Esta sessão teve como objectivo principal ouvir o Prof. Pedro Lains falar sobre o seu livro recentemente publicado “O economista suave, outra vez. Ensaios sobre Portugal e a Grande recessão, 2008-2013”.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas. A sessão iniciou-se pelas 15h com uma breve intervenção do Vice-presidente da APRe! Fernando Martins que saudou os presentes e agradeceu a presença e a disponibilidade do Dr. Pedro Lains.

Seguidamente, Betâmio de Almeida, Director da Apre!, fez uma breve apresentação do autor e do livro.

O Dr. Pedro Lains falou sobre o seu livro e sobre a situação portuguesa, em particular sobre a situação económica do país realçando a perspectiva da história económica na explicação de causas. O orador deu particular ênfase ao período recente da vida nacional e falou da actuação do governo e da lógica como orientou a aplicação do memorando.

A parte final da sessão correspondeu ao debate entre o autor e a assistência. Foi um debate vivo, muito interessante e útil para um melhor entendimento das actuais condicionantes da nossa vida colectiva.

A sessão foi excelentemente organizada pelo Núcleo Lisboa Norte com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar. Durante esta sessão foi possível vender exemplares do livro apresentado e, sempre muito importante, termos o prazer de proporcionar à APRe! alguns novos associados.