Publicação em destaque

Portugal de Luto

Neste momento de consternação e dor que Portugal vive, endereçamos a todas as vítimas e seus familiares afectados pelos violentos incêndios ...

4.12.14

Notícias APRe!



4 de Dezembro de 2014

6ªs Notícias APRe!

Caros Associad@s

Envio dois Comunicados um pessoal outro da Direcção da APRe!

Comunicado

Como é do conhecimento público, aceitei pertencer à Comissão Politica Nacional do Partido Socialista que foi eleita no passado dia 30 de Novembro. Como Presidente da APRe! entendo ter o dever de prestar aos respectivos Associados, um esclarecimento relativo a esta minha decisão estritamente pessoal e que teve em conta os diferentes aspectos que lhe estão associados.

Nunca omiti ser militante do Partido Socialista (desde 1989), partido onde já pertencia à Comissão Política Distrital desde as últimas legislativas. Nesta condição considerei que a minha participação no referido órgão nacional de aconselhamento na definição de estratégias políticas constituiria uma oportunidade, significativa, de dar voz activa aos aposentados, pensionistas e reformados que têm sido alvo de injustiças continuadas nos últimos anos. 

Considero que se trata de uma participação de carácter cívico, em situação excepcional, que não colide com as minhas funções de Presidente da APRe!. Com efeito, a participação neste órgão não é, nem será, incondicional. Esta participação justifica-se, no meu entender, pela oportunidade e capacidade de potenciar a defesa de legítimos interesses e direitos dos cidadãos, em particular dos aposentados, pensionistas, reformados e idosos em geral, num período crucial da vida nacional. Um período onde serão feitas opções políticas que podem condicionar as nossas vidas e o nosso futuro. 

Na referida Comissão não pactuarei com decisões que considere sejam lesivas das causas que temos defendido. Não deixarei, no cargo de Presidente da APRe!, de manter uma conduta estritamente apartidária na condução dos destinos da nossa Associação e na defesa intransigente de políticas que garantam uma melhor qualidade de vida aos cidadãos e cidadãs seniores, tal como tenho vindo a fazer até agora.

Nesta conformidade, não participarei em campanhas eleitorais de índole partidária e sairei de imediato à mínima atitude de desprezo pelos reformados ou ao ataque às nossas pensões.

Compreendo muito bem as eventuais dúvidas que esta decisão possa ter colocado a alguns e algumas Associados(as) mas espero que a vossa confiança na acção que desenvolvo como Presidente da APRe! prevaleça sobre as referidas dúvidas.

A Direcção da APRe! é um órgão onde estão representadas várias tendências político- ideológicas e continuará, como até aqui a desenvolver uma acção apartidária, fazendo frente a todos os partidos que se sirvam das pensões para resolver problemas orçamentais ou outros.

Com efeito, estou sinceramente convicta que a minha participação no órgão em causa vai constituir um factor positivo no sentido de uma maior eficácia na defesa de propostas no quadro de uma cidadania activa e da defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e reformados.Informo que, em tempo oportuno, dei conta desta minha posição à Direcção da APRe!


COMUNICADO DA DIRECÇÃO

A Direcção da APRe! foi informada, em devido tempo, pela Presidente da Direcção, Maria do Rosário Gama, da decisão pessoal de aceitar um lugar na recém constituída Comissão Política Nacional do Partido Socialista.
Em reunião realizada em 02 de Dezembro de 2014, a Direcção analisou tal decisão e ponderou as respectivas justificações apresentadas pela Presidente.

Face às razões aduzidas, a Direcção da APRe! entendeu que não pode, nem deve, coarctar as decisões pessoais e de intervenção cívica de cada um dos seus associados, incluindo a de qualquer membro dos Órgãos Sociais.

A Direcção da APRe!, enquanto órgão estatutário eleito e representativo da Associação, reafirma continuar a manter e a defender com empenho o apartidarismo da APRe!, e a actuar na estrita defesa dos interesses e direitos dos Aposentados, Pensionistas e Reformados, bem como na luta pelos valores de Cidadania e Solidariedade.

A DIRECÇÃO DA APRe!
Fernando Martins
Américo Correia
Eduarda Neves
Maria das Dores Ribeiro
António Lopes Dias
Betâmio de Almeida
Vítor Ferreira da Silva

Nota: A Directora Ângela da Silva, por motivos familiares, não esteve presente na reunião da Direcção.


OUTROS ASSUNTOS

Realizou-se no 14 de Novembro 2014 a Assembleia Geral Ordinária para apreciar e deliberar sobre o Plano da Actividades e o Orçamento para 2015, tendo o primeiro sido aprovado com três abstenções, 1 voto contra e 102 votos a favore o Orçamento aprovado por unanimidade. Na Assembleia Geral Extraordinária, que teve lugar na mesma altura, foi ratificada, pela grande maioria dos associados presentes, a decisão de Direcção de a APRE! integrar como sócia fundadora a “Plataforma Activa da Sociedade Civil – Casa da Cidadania”. 

As actas destas Assembleia Gerais estão arquivadas, para consulta dos associados, na Sede Nacional da APRe!, em Coimbra, e, no caso de solicitação expressa por qualquer associado, poderão ser enviadas por mail ou por correio (a expensas do requerente). 

A Direcção convocou para o mesmo dia, de tarde, uma Reunião Nacional de Dinamizadores com o objectivo de debater a estratégia da APRe! para 2015. Essa tarefa que tinha como ponto de partida um conjunto de documentos enviados aos dinamizadores e que deveriam ser pistas para o debate, ficou de certo modo comprometida pelo pouco tempo disponível (duas horas). Não podemos voltar a marcar uma Reunião Nacional de Dinamizadores sem ocupar, no mínimo um dia inteiro, para que seja realmente útil e produtiva. Do erro pedimos desculpa a todos os dinamizadores presentes.

- A campanha de regularização das quotas vai continuar, mas devo informar que tem sido dada uma resposta positiva a esta campanha.

- Têm sido realizadas várias sessões da APRe! em diferentes pontos do país, tendo sido constituídos, desde as últimas notícias APRe! mais dois núcleos, um em Santarém e outro em Miranda do Corvo. 

- As muitas actividades que a APRe! vem desenvolvendo estão todas enunciadas no blogue e no portal da APRe!. Dia 5 de Dezembro, as mais próximas, versarão o tema da Sustentabilidade da Segurança Social e será realizada uma em Vila Nova de Gaia com a Raquel Varela e uma em Lisboa com o Dr. Bagão Félix.

- Nos dias 8 de Dezembro participaremos em Bruxelas, desta vez a convite da Deputada Ana Gomes, formulado no dia 23 de Outubro, numa conferência subordinada ao tema "Active Senior Citizens for and Age-friendly EU".

- Sem estar ainda confirmada, poderemos ter uma audição no Parlamento Europeu no dia 9 de Novembro, onde faremos uma intervenção sobre os efeitos das medidas do orçamento e do IRS nos reformados.

No dia 12 de Dezembro, a APRe! participará numa iniciativa do Movimento “Mais Democracia” a fim de tomar conhecimento de um projeto que tem como objectivo a alteração do sistema político vigente propondo aos partidos políticos em geral medidas muito concretas e assertivas. Pormenores e decisões tomadas não existem pois o MDR e o +D (“Mais Democracia”) idealizaram a construção deste processo como comum ao grupo de entidades que estejam presentes nessa 1ª reunião a realizar no próximo dia 12. Estão já envolvidos o MIL (Movimento Internacional Lusófono), a A25A (Associação 25 de Abril), a PASC (Plataforma Activa da Sociedade Civil) e a TIAC (Transparência e Integridade, Associação Cívica) – tudo entidades não partidárias.

- Comemoramos dia 14 de Dezembro o 2º ano da formalização da APRe! como Associação. Assim haverá um almoço no Porto no dia 13 e um em Lisboa no dia 14 de Dezembro.

Saudações Apristas

Pel’A Direcção

Maria do Rosário Gama