23.4.15

APRe! Lisboa, como foi o debate "O FMI, a Europa, o(s) Governo (s) e as Pensoes"


Como previsto realizou-se no passado dia 21 de Abril, a conferência/debate promovida pela Núcleo APRe! de Lisboa Norte (Carnide, Lumiar, Santa Clara), no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, subordinada ao tema: "O FMI, a Europa, o(s) Governo(s) e as Pensões", que teve como oradores Francisco Louçã e Pacheco Pereira, e a participação da Presidente da APRe!, Rosário Gama.





O Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, foi pequeno para conter a enorme enchente de participantes, sócios da APRe! e público em geral, numa inequívoca demonstração de que os reformados estão preocupados e prontos para agir, face às ameaças que se prefiguram com crescente nitidez.


As intervenções estiveram bem à altura da capacidade que os oradores têm evidenciado na defesa de princípios que têm que ver com o respeito pela situação dos reformados e com a dignidade da sua condição. Embora com convicções políticas diferentes, os dois oradores destacaram igualmente a injustiça dos ataques a que temos sido sujeitos e a capacidade de mobilização e de luta que a APRe! tem evidenciado.

Essa capacidade de mobilização da APRe!, ficou bem patente neste evento, onde participaram cerca de 300 pessoas, numa sala com lotação para 150. Mas as pessoas não desistiram e ficaram até ao fim. Uns em pé, outros sentados no chão ou nas escadas do auditório, outros ainda no palco. Os que não conseguiram entrar no auditório ficaram na zona exterior do foyer, tendo-se conseguido colocar cadeiras e som nesse local, de forma a que também nessa zona, se conseguisse seguir o que se passava dentro do auditório.