Publicação em destaque

UMA ADSE JUSTA E SUSTENTADA, Manifesto

Manifesto da Lista Candidata ao Conselho Geral e de Supervisão da ADSE apoiada pela APRe! O Decreto-Lei nº 7/2017 de 9 de Janeiro, que c...

2.4.15

Comunicado à Imprensa, AGE – Platform Europe


O Conselho de Administração da AGE Platform Europe reunido em Bruxelas, no passado dia 26 de Março, aprovou a candidatura da APRe! a membro efectivo da AGE (full member), após parecer favorável do “Comité d’Accréditation”.

Esta nossa candidatura mereceu as felicitações pessoais do seu Presidente, o Esloveno Sr. Marjan Sedmak, que preside à AGE desde 2011, bem como os votos de sucesso de duas das deputadas portuguesas ao Parlamento Europeu.

A AGE Platform, é uma organização da União Europeia com sede em Bruxelas que defende os interesses e direitos de mais de 150 organizações de cidadãos europeus. A AGE é a voz que defende directamente mais de 40 milhões de cidadãos séniores da União Europeia.

A AGE Platform Europe, foi criada em Janeiro de 2001, na sequência de um processo de discussão sobre a forma de melhorar e reforçar a cooperação entre organizações de idosos a nível da UE. A associação é aberta a organizações europeias, nacionais e regionais, e para as organizações de pessoas idosas e pessoas mais velhas. As Organizações de pessoas idosas terão a maioria dos votos nos órgãos de decisão. A associação é aberta apenas para as organizações não lucrativas. 

O trabalho da AGE é financiado por doações da União Europeia, taxas de adesão e outras doações.

O trabalho da AGE centra-se numa ampla gama de áreas políticas que têm impacto sobre os idosos e aposentados. Estas incluem questões de anti-discriminação, do emprego dos trabalhadores mais velhos e do envelhecimento activo, a protecção social, as reformas das pensões, a inclusão social, a saúde, o abuso de idosos, a solidariedade entre gerações, a acessibilidade do transporte público e do ambiente, da construção e novas tecnologias (TIC ). A AGE Platform Europa também participa activamente em vários projectos comunitários.

O objectivo do trabalho da AGE, é dar a voz e defender os interesses dos 190 milhões de habitantes com idade superior a 50 anos na União Europeia, e de sensibilização para as questões que mais nos preocupam. Procuram dar voz aos idosos e aposentados nos debates políticos da UE, através da participação activa das suas organizações representativas a nível comunitário, nacional, regional e local, e fornece uma plataforma europeia para a troca de experiências e melhores práticas. A AGE também tem como objectivo informar os idosos sobre os seus direitos como cidadão ou residente na UE e sobre os processos de decisão política da UE e recente desenvolvimento de políticas comunitárias.

A APRe! conta vir a ser nomeada para os diversos Órgãos da AGE e foi, desde já, convidada a participar activamente num dos seis grupos de trabalho especialistas existentes na AGE e que abaixo indicamos:

ADEG – Anti- Discrimination Expert Group (Anti-Discriminação)

EEG – Employment Expert Group (Emprego)

HEG - Health and Social Services Expert Group (Saúde e Serviço Social)

SIEG – Social Inclusion Expert Group (Inclusão Social)

SPEG – Social Expert Group (Protecção Social)

UAIL – Universal Accessibility and Indepedent Living Expert Group (Acessibilidade e Independência)

A APRe! integra a partir de agora uma grande organização internacional, e ali fará ecoar todas as questões que em Portugal e na Europa visem atingir a Geração Grisalha que defendemos, e vê reconhecida a sua representatividade nacional junto daquela prestigiada Organização.

A internacionalização da APRe! deu o seu primeiro passo, certa que irá reforçar aquela organização e continuará a defender os Aposentados, Pensionistas e Reformados, bem como todos os idosos. 

02 de Abril de 2015

A Presidente da APRe!
Maria do Rosário Gama