20.4.16

AGE - COMUNICADO DE IMPRENSA













AGE – Platform Europe – COMUNICADO À IMPRENSA

Bruxelas, 18 de Abril de 2016

Lançamento da campanha da UE "Healthy Workplaces para todas as idades"

Locais de trabalho saudáveis: Uma questão-chave para o envelhecimento da população activa da Europa

Na qualidade de parceiro oficial da recém-lançada campanha da UE - " Locais de trabalho saudáveis ​​para todas as idades", a AGE recorda o papel fundamental que as condições de trabalho e os ambientes favoráveis ​​à idade desempenham para que todos possam permanecer aptos a trabalhar até à idade da reforma e para desfrutar de uma melhor saúde após a aposentação.

"Locais de trabalho saudáveis para todos são necessários para diminuir o impacto do envelhecimento demográfico nos sistemas de saúde e de pensões, garantindo uma maior equidade e solidariedade entre as gerações", destaca Anne-Sophie Parent, Secretária- Geral da Plataforma AGE Europa, após o lançamento da campanha pela Comissão Europeia e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), em 15 de abril.

Pugnar por locais de trabalho saudáveis ​​é de crucial importância para os trabalhadores de todas as idades, até porque a maioria vai ter de trabalhar mais tempo para atingir a idade da reforma. Hoje, na Europa, apenas metade dos trabalhadores com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos permanece empregada - com fortes desequilíbrios de género e diferenças regionais. Quanto à outra metade, um número significativo de trabalhadores foi forçado a deixar o mercado de trabalho prematuramente por razões de saúde ou por condições de trabalho muito extenuantes e falta de medidas para apoiar a sua transição para cargos "mais leves", tornando-os incapazes de continuar. Além disso, os trabalhadores mais velhos correm maior risco de se tornarem desempregados de longa duração, quando perdem os seus empregos, e têm menor acesso à formação no trabalho e aprendizagem ao longo da vida. A criação de locais de trabalho saudáveis ​​para todas as idades implica prestar mais atenção à conciliação entre a vida pessoal e a profissional para os trabalhadores de todas as idades, não apenas os pais com crianças pequenas, mas também aqueles que cuidam de familiares dependentes e idosos, pois esta é uma crescente fonte de stress no trabalho, que muitas vezes não é abordada nos planos de segurança e saúde no trabalho. Muitas iniciativas interessantes estão a ser desenvolvidas e promovidas em toda a UE no domínio de locais de trabalho amigáveis, para acomodar as necessidades específicas dos trabalhadores idosos. No entanto, é preciso muito mais para criar locais de trabalho saudáveis ​​proactivos para todas as idades.

A AGE convida os empregadores a participar no Pacto Europeu sobre as Mutações Demográficas, que visa reunir as partes interessadas, locais e regionais, para debater como os locais de trabalho amigáveis da idade podem ser construídos. Nós também convidamos outras organizações a aderir à campanha EU-OSHA relativa aos locais de trabalho saudáveis, porque a campanha será aberta em breve a novos parceiros.