Publicação em destaque

UMA ADSE JUSTA E SUSTENTADA, Composição da Lista

Composição da Lista Candidata ao Conselho Geral e de Supervisão da ADSE apoiada pela APRe! Candidatos Efectivos 1º Crisóstomo Teixei...

14.5.16

Nota à imprensa, "Alteração às tabelas com implicações nos preços da ADSE, pagos pelos subscritores"


Na imprensa do dia 13 de Maio é noticiada a mexida na ADSE, mexida essa que prevê um maior pagamento, quer pelos actos médicos, quer pelas próteses, que até agora eram totalmente financiadas por este subsistema de saúde. A APRe! considera as alterações anunciadas, um abuso na gestão de uma entidade totalmente sustentada, desde 2014, pelos seus subscritores, os trabalhadores da função pública e os aposentados, que deveriam ter uma palavra a dizer numa negociação prévia a qualquer alteração.

Estando a decorrer o trabalho de uma comissão, criada pelo Ministério da Saúde, através do Despacho 3177-A/2016, para “reformar o modelo de ADSE”, (comissão essa sem os representantes dos Trabalhadores da Função Pública e dos Aposentados) e cujas conclusões deverão ser apresentadas até 30 de Junho, surgem, na nossa opinião, como extemporâneas quaisquer alterações às tabelas da ADSE.

Maria do Rosário Gama
(Presidente da APRe!)