22.2.17

Direitos dos passageiros mais velhos nos transportes aéreos

A AGE Platform Europe aceitou tornar-se uma Promotora Ativa da Campanha para promover ainda mais os direitos aos quais os passageiros mais velhos têm direito.


Além disso, a AGE está também envolvida, em conjunto com o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência (FED), nas diferentes reuniões das partes interessadas com a Comissão Europeia sobre esta matéria, o que nos permite partilhar as opiniões e experiências dos nossos membros relativamente à União Europeia.

Por exemplo, no início de Fevereiro de 2017, a AGE foi convidada para uma reunião sobre os direitos das pessoas com mobilidade reduzida (PRM) quando viajam por via aérea, organizada pela Comissão Europeia com os organismos nacionais de execução. Ficou claro durante as discussões que o envelhecimento demográfico tem um impacto sobre a forma como os aeroportos e as empresas têm de lidar com os seus passageiros, nomeadamente com o número crescente de pessoas com demência ou outro tipo de deficiências cognitivas. Nesse sentido, a Autoridade de Aviação Civil Britânica (CAA) compartilhou as suas novas diretrizes para tornar a viagem aérea mais acessível para passageiros com deficiência oculta, incluindo demência, autismo, problemas de saúde mental e deficiências sensoriais.

Outra questão-chave foi a forma como as necessidades dos passageiros são notificadas com antecedência para permitir que os funcionários nos aeroportos melhor atendam às diferentes situações.