7.5.17

Núcleo da APRe! Coimbra - Coro APRe! Coimbra - Exercício de Cidadania

O Coro esteve no dia 25 de Abril ma rua a cantar Abril, no dia 28 na Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra e no dia 4 de Maio na Sociedade Filarmónica Lousanense, na Lousã, com o espectáculo "Exercício de Cidadania", uma apresentação multimédia que pretende retratar a revolta da população portuguesa - operários, camponeses e estudantes - provocada pela situação política, económica e social anterior ao 25 de Abril de 1974.

O texto é composto por excertos dos livros "Levantados do Chão" de José Saramago, "Os Cus de Judas" de António Lobo Antunes e de um texto de Baptista Bastos "69 Pretextos Para...", intercalados por poemas de Fernando Assis Pacheco, Jorge de Sena, Luís Veiga Leitão, Manuel Alegre e Sophia de Mello Breyner Andresen, sendo feita uma leitura dramática pelos coralistas.

As composições musicais de Mozart, Fernando Lopes Graça, José Niza e José Afonso, são interpretadas pelo Coro sob a direcção da maestrina Susana Teixeira e acompanhamento ao piano de Francisco Gomes.

Nas razões que levaram à criação deste projecto, está subjacente a ideia do caminho para a cidadania, para o desenvolvimento dos valores da solidariedade, da tolerância e do convívio salutar entre os indivíduos e os povos. A liberdade é um bem frágil que é preciso cuidar e defender dos mais variados ataques.