27.11.17

Colóquio sobre o "Testamento Vital"

O Núcleo do Seixal da APRe! realizou em 23 de Novembro o anunciado colóquio sobre o "Testamento Vital", com uma assistência quase recorde de 58 amigos, interessados na importância do tema e atraídos pelo prestígio do orador, o Prof. Dr. Rui Nunes. médico e professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e autor do texto que deu origem ao Dec.Lei 25/2012.

Ficámos a conhecer o significado do testamento vital como manifestação da nossa vontade para que, em caso de impedimento, ela seja respeitada nos cuidados clínicos que desejamos em situações limite de saúde. E a diferença profunda entre o que este documento permite e a situação de eutanásia ou morte assistida que está agora em discussão na Assembleia da Republica.

No final houve um debate muito vivo e participado, em que o Prof.Dr. Rui Nunes respondeu com muita clareza e abertura, mesmo às pergunta ou questões mais delicadas, pois o tema envolve ética e convicções pessoais, pelo que é tudo menos pacifico.

Deixamos os nossos agradecimentos ao Prof.Dr.Rui Nunes, pela sua pronta e generosa disponibilidade para se deslocar do Porto até ao Seixal, bem como à colaboração da Junta de Freguesia da Amora, da Unisseixal-Universidade Sénior do Seixal e da Câmara Municipal do Seixal, na logistica do evento.

A forma mais fácil de concretizar o Testamento Vital é dirigir-se ao Centro de Saúde, pedir o formulário para o efeito, preenche-lo e entregá-lo, para seja inserido no registo nacional gerido pelo Serviço Nacional de Saúde. Em caso de duvidas pode clarificar os termos do formulário, ou esclarecer procedimentos clínicos, com o seu medico de família. "



Núcleo do Seixal da APRe!

Antonio Henriques