21.12.17

Sabia que comer muitos vegetais com folhas verdes pode prevenir a demência?

Estudo prova que idosos que comiam uma porção de folhas verdes todos os dias tinham cérebros equivalentes a cérebros de pessoas 11 anos mais novas.

Comer diariamente vegetais com folhas verdes pode impedir a demência, diz estudo norte-americano, da Rush University Medical Centre, em Chicago, publicado na revista Neurology e noticiado pelo jornal britânico Times.

O estudo, que foi feito com pessoas mais velhas, demonstrou que as que comiam uma porção de folhas verdes todos os dias tinham cérebros equivalentes aos de pessoas 11 anos mais novas.

Sabendo que uma porção equivale a cerca de 100g de espinafres, couve ou repolho cozido ou cerca de 200g de alface, aqueles que realizaram os melhores testes de memória e inteligência comeram uma média de 1,3 porções por dia.

Martha Morris, que liderou o estudo, explica, citada pelo Independent, que "adicionar uma porção diária de vegetais com folhas verdes à dieta pode ser uma maneira simples de promover a saúde do cérebro”.

Para o estudo, a equipa analisou os hábitos alimentares de 960 pessoas com uma idade média de 81 anos e que não apresentavam sinais de demência. Durante o rastreio, que durou em média 4,7 anos, foram feitos testes anuais de pensamento e de memória.

Depois dos testes, as pessoas foram divididas em cinco grupos, concluindo-se que aquelas que comiam 1,3 porções por dia pertenciam ao grupo com melhores resultados. Pelo contrário, as que comiam apenas 0,1 porções diárias pertenciam ao grupo com piores resultados.

Apesar disso, Martha Morris salvaguarda que este estudo não prova que comer muitos espinafres, couves ou outros vegetais impeça a demência, e que estes resultados podem não aplicar-se a adultos mais novos e a pessoas de diferentes grupos étnicos.