16.11.16

O Homem é gerado, nasce, cresce/constrói-se!


O Grupo de Trabalho do Observatório do Envelhecimento (OE) foi gerado porque a Direcção da APRe! sentiu que ele era um”filho” necessário. Nasceu após um período de gestação (diligências inerentes) e cresceu com genes do Porto, Coimbra e Lisboa (grupo inter-regional). Cresceu e construiu-se a partir do espírito de colaboração que existe entre os seus elementos e com base no trabalho que vai produzindo.

Presentemente, o Grupo de Trabalho do OE da APRe! faz parte da estrutura da APRe!, na dependência directa da sua Direcção.

A 1ª Jornada do OE da APRe! teve um processo algo semelhante. Começou a ser gerada quando o Grupo de Trabalho sentiu que era quase intrínseco “dar à luz”. Explicitando: o OE não só analisa o que ocorre quer em termos de estudos/investigações/produções, quer em termos de práticas/actuações a nível nacional e internacional, como produz a sua própria investigação (em forma de Newsletter). Assim sendo, o OE da APRe! considerou ser importante os temas que trata com os Associados da APRe! e, mais alargadamente, com todos os interessados nestas matérias. A ideia surgiu e a partir dela iniciou-se um processo de gestação, que culminou no dia 10 de Novembro de 2016, na Tertúlia d’Eventos, em Coimbra.

“Por um envelhecimento positivo” foi o nome dado “à criança”, depois de uma troca de opiniões entre os seus progenitores.

Falemos então da 1ª Jornada do OE da APRe!.

A Abertura do Secretariado concretizou-se às 09:00 h com a recepção dos participantes e distribuição de documentação.

A Sessão de Abertura prevista para as 09:30 h sofreu um ligeiro atraso por se ter estado à espera de
um dos intervenientes que acabou por faltar. Foi Rosário Gama (Presidente da APRe!) que deu início aos trabalhos, tendo Dores Ribeiro (Membro do Observatório do Envelhecimento da APRe!) dado a continuidade.


Às 10:00 h começou o 1º Painel – ”Envelhecimento: uma realidade, um desafio” - com as intervenções de:

  • Ricardo Pocinho (Coordenador da Pós-Graduação em Envelhecimento Ativo e Saudável na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra), que abordou a temática “Depois do trabalho. A importância de preparar a reforma”.
  • Susana António (Designer Social. Fundadora da Fermenta/A Avó veio trabalhar) mostrou “O Design no novo envelhecimento”.
  • Virgílio Caseiro (Maestro e pedagogo) falou de “Musicoterapia”.

Dores Ribeiro (Membro Observatório do Envelhecimento da APRe!) foi a Moderadora.





Na Pausa para Café foi possível contar com o apoio da Feb Cafés.

Às 11:15 h fruí-se o 2º Painel – ”Envelhecimento: dimensões e dinâmicas”. Foram oradores:

  • Paula Garcia (Procuradora da República no Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra), que tratou “A Protecção pelo Direito Penal”.
  • Clara Murteira (Docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) que lançou e respondeu a “Uma Questão sobre Sustentabilidade da Segurança Social: Que Sistema Queremos Sustentar?”.
  • João O. Malva (Investigador Coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), que falou sobre “O consórcio Ageing@Coimbra”.




José Freire (Membro do Observatório do Envelhecimento da APRe!) foi o Moderador. Após um Periodo de perguntas (breves) e respostas seguiu-se o Intervalo para almoço. Diga-se que este foi apreciado entre sorrisos e boa disposição e que o vinho foi oferta da Quinta das Bágeiras

Na parte da manhã, pretendeu-se evidenciar as questões ligadas ao Envelhecimento.

Na parte da tarde deu-se voz, em parte, ao que acontece em Coimbra, ao levar-se a efeito o 3º Painel – ”Coimbra e o Envelhecimento”. Assim:
  • Jorge Alves (Vereador da Câmara Municipal de Coimbra - Pelouros de Acção Social, Educação; Polícia Municipal e Bombeiros Sapadores - e Administrador dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) – referiu “O papel do Município”. Refira-se que na página oficial da Câmara Municipal de Coimbra, do dia 11 de Novembro, foi noticiada a 1ª Jornada sob o título “Comissão Municipal de Proteção ao Idoso vai à próxima Assembleia Municipal”.
  • Jorge Veloso (Presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e Vice-Presidente da ANAFRE) – retratou “O papel das Juntas de Freguesia”.
  • Maria Luisa Carvalho (Presidente da Direcção da Casa dos Pobres) – divulgou “O GAPIC”.
  • Cristina Cunha (Psicóloga da Área Social da Fundação Bissaya Barreto) – mostrou a importância de um constante “ SOS Pessoa Idosa”.
  • Carina Dantas (Directora do Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra) – elucidou sobre “O GrowMeUp”.






Ana Vale (Membro do Observatório do Envelhecimento da APRe!) foi a Moderadora.

Seguiu-se um Período de perguntas e respostas.

Às 17:00 h deu-se o Encerramento da 1ª Jornada com as intervenções de Verter Gomes (Direcção da APRe!), Ramiro Miranda (Director do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social) e Henrique Rodrigues (Presidente da Assembleia Geral da APRe!), que encerrou dignamente 1ª Jornada.




Elda Calado (Membro do Observatório do Envelhecimento da APRe!) coordenou a Sessão.

Porque o momento era de festa e a época falava de S. Martinho, os presentes foram convidados a conviver enquanto degustavam castanhas (oferta do Mercado Abastecedor de Coimbra), um bolo alusivo (oferta da Padaria, Pastelaria e Pizaria O Forno) e bebiam jeropiga e vinho novo (este foi oferecido por um Associado e superou aquela).











Importa salientar o ambiente empático e extremamente caloroso que se respirou durante todo o evento. Foi uma actividade única pautada pelo envolvimento de Todos.




Em hora de balanço os Membros do OE da APRe! agradecem com profunda gratidão a TODOS os que tornaram possível esta 1ª Jornada. Mencionemos:

Os oradores (Rosário Gama, Dores Ribeiro, Ricardo Pocinho. Susana António, Vrgílio Caseiro, Paula Garcia, Clara Murteira, João O. Malva, Jorge Alves, Jorge Veloso, Luisa Carvalho, Cristina Cunha, Carina Dantas, Verter Gomes, Ramiro Miranda e Henrique Rodrigues) os patrocinadores (Wise Broker - Mediação de Seguros, Lda e Farmácia de Celas – Estrada de Coselhas, Coimbra), os apoios (Ana Virtuoso; Caixa Geral dos Depósitos, Calhabé, Coimbra; Câmara Municipal de Coimbra; Câmara Municipal de Lisboa, Direitos Sociais; FEB Cafés, Sa - Parque Industrial de Taveiro; Fidelidade Seguros, Loja Vale das Flores; Junta de Freguesia de Alvalade; MAC - Mercado Abastecedor de Coimbra; Pastelaria, Padaria e Pizaria O Forno; Quinta das Bágeiras; RUC - Rádio Universidade de Coimbra; Turismo Centro de Portugal e ainda Bártolo Vale Pereira, Ema Paula Pires, Firmino Soares e José Vieira Lourenço). Um agradecimento inclusive à Tertúlia d’Eventos.

O bébé (a 1ª Jornada do OE da APRe!) foi e está a ser alvo de elogios gratificantes.

Os pais (os Membros do OE da APRe!) sentem-se realizados.

APRe! viva. VIVA a APRe!