10 de janeiro de 2021

Presidenciais 2021 - Boletins de voto vão aos lares e inscrição para voto antecipado está aberta até dia 14

 A desesperante contradição entre o apelo ao voto de todos os cidadãos nas eleições presidenciais, incluindo os que vivem em estruturas residenciais para idosos, e as normas de salvaguarda de saúde pública decretadas para aqueles espaços, foi resolvida ao fim da tarde deste domingo. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que os boletins de voto vão aos lares.

 


Foi o quarto ponto de uma breve declaração mas, sem dúvida, o de maior alcance. Como o PÚBLICO revelou na edição deste domingo, já fora decidido pelo Governo inscrever no próximo decreto de execução do estado de emergência a deslocação aos lares de equipas de recolha de voto em urna para os cidadãos ali residentes que manifestassem vontade de votar exercessem esse direito.

 ...Em comum, está a data do registo – 17 de Janeiro – e os dois dias de votação antecipada, a 19 e 20, com a deslocação aos lares das equipas que, para além de funcionários municipais e agentes das forças de segurança, integram representantes das candidaturas. Já para os eleitores em confinamento obrigatório têm de constar até 14 de Janeiro de uma lista das autoridades de saúde pública.

 

Ler mais aqui:  https://www.publico.pt/2021/01/10/politica/noticia/boletins-voto-vao-lares